Vamos buscar ampliar nosso conhecimento sobre a utilização da informática nas práticas sociais, direta e indiretamente de forma a fortalecer, especificamente, a atuação do professor dentro desse contexto, complexo e globalizado, mediado pelas tecnologias.

sábado, 5 de junho de 2010

Ensinar a compreensão

  • Como solucionar o axioma: “quanto mais próximos estamos, melhor compreendemos” do axioma oposto: “quanto mais estamos próximos, menos compreendemos”.

  • Que aspectos da vida escolar podem ser potencializados para gerar escolas que realmente ensinem a pensar?
  • Como as práticas que apóiam a compreensão nos estudantes poderiam ser institucionalizadas?
  • Que tipo de apoio os docentes precisariam para ensinar a compreensão?



Caminho para a humanização das relações

  • Fazer um auto-exame crítico e permanente.
  • Compreender em todos os níveis educativos e em todas as idades, as necessidades mútuas, via de mão dupla para reforma planetária das mentalidades.

Compreender é também aprender e reaprender incessantemente

2 comentários:

  1. Conviver com nossos próprios defeitos, aceitá-los ou mesmo tentar mudá-los, é um grande passo para ensinarmos COMPREENSÃO!!!

    ResponderExcluir
  2. Saber fazer a limonada com cada limão recebido. Percebendo assim, que através de cada situação conflitante, percebemos a necessidade da repreensão, mas com compreensão do Ser.

    Ana Geanette

    ResponderExcluir